sábado, 1 de setembro de 2012

A fadiga minha de cada dia




O  que há  em mim é sobretudo cansaço - 
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço,
[...]
Um supremíssimo cansaço,
Íssimno, íssimo, íssimo,
Cansaço...

(Cansaço, Álvaro de Campos)








Antes mesmo de saber o que era fadiga e que ela era uma das principais queixas dos portadores de Esclerose Múltipla, ela já estava ligada a mim.  
A definição para o vocábulo fadiga encontrada nos dicionários é: 1. Sensação penosa causada pelo esforço ou trabalho intenso; cansaço; 2. Estafa, esgotamento. No entanto, a fadiga que acomete o portador de Esclerose Múltipla não é apenas essa definida pelo dicionário, nossa fadiga é muito mais avassaladora e incapacitante. Assim, quando pesquisamos o termo dentro do contexto de Esclerose Múltipla encontramos que:
  
A fadiga é o sintoma mais comum da esclerose múltipla, também chamada “lassitude”, e descrita como um cansaço intenso que não tem relação com o nível de atividade nem com o grau de incapacidade física. Pode ocorrer diariamente e mesmo após uma noite de descanso. Tende a piorar com o progredir do dia e a agravar com o calor e a umidade. Aparece facilmente e de repente. É geralmente mais severa que a fadiga normal e é mais provável que interfira nas responsabilidades diárias (emhttp://esclerosemultipla.wordpress.com/2006/05/19/fadiga-causas/).

É essa a fadiga que tem se apossado de mim há anos e que eu não sabia direito o que era. É ela que me faz ficar ofegante, muitas vezes, até mesmo de falar, de mastigar, de ler, de pensar e, constantemente, de fazer outras atividades comuns do dia-a-dia e que eu já não consigo executar sem me sentir extenuada, como tomar banho, lavar os cabelos, andar, cozinhar... Sem restar dúvida alguma , a fadiga,  dentre outros diversos sintomas , é o que mais me incapacita.
Ela descansa enquanto descanso, porém, a qualquer movimento meu, ela se achega a mim como um gato preguiçoso que se esfrega em minhas pernas ronronando. Ela não me dá trégua. Quer estar comigo aonde quer que eu vá e não adianta eu tentar me esgueirar para não ser vista, pois ela pressente que estou tentando ludibriá-la e aí ela não desgruda mais de mim.
Talvez, seja esse o motivo que me leva à profunda identificação com o vídeo para divulgação do dia mundial de conscientização sobre a Esclerose Múltipla que coloquei aqui para vocês assistirem e, como eu, se emocionarem:




Um beijo fadigado!


3 comentários:

  1. Me emocionei demais com o vídeo e com suas palavras. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei porque quando tive início de depressão me sentia sonolenta o tempo todo. Foi uma época muito difícil, porque não conseguia fazer as coisas que queria e ainda me culpava muito. É uma luta diária, mas tudo nesta vida vale a pena! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Somos nós, assim...
    Um abraço redondinho!

    ResponderExcluir