quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Minha lista


Assistam ao vídeo abaixo:


Oswaldo Montenegro, por meio  dessa canção, nos convida a fazer uma lista das coisas importantes que passaram por nossas vidas e do que restou delas.
Fazendo uma retrospectiva da minha vida percebo que minha lista de amigos é bastante extensa, mas, bem poucos foram ou são realmente grandes. E, desses grandes, conto nos dedos com os quais tenho contato periodicamente.
Sonhos... Quantos sonhos sonhei durante a vida? Não sei. Não sei nem mesmo de quantos deles desisti  sem ter, ao menos, tentado vivê-los. Mas isso não significa que tenha desistido de sonhar. Não mesmo! Ainda tenho sonhos! E alguns deles ainda são os mesmos de dez anos atrás. E ainda corro atrás deles. E ainda planejo-os. E ainda projeto-os para minha vida.
E a lista de amores? Aqueles amores que juramos para sempre e que de repente acabam? Minha lista é ínfima desse tipo de amor. Mas, tenho um amor que jurei para sempre e que tenho conseguido preservar por mais da metade do tempo que já vivi.
E quanto a mim? Eu me reconheço como sou hoje? Eu reconheço minha imagem refletida no espelho? Ou fiquei presa na imagem que tive de mim e que ficou preservada em uma foto antiga? Não sei dizer... Só sei que tenho a nítida noção de que os anos estão passando, de que meu corpo tem ganhado contornos desenhados pela mão do tempo e que hoje sou mais forte que há dez anos atrás.
Quantos amigos joguei fora? Também não sei dizer... Talvez eu tenha deixado muitos dos amigos que tive simplesmente irem embora... Talvez não tenha sido amiga suficiente para mantê-los ao meu lado... Não sei....
Mistérios... A vida o que é senão o maior mistério de todos? Sondo os seus mistérios todos os dias sem conseguir desvendá-los. Assim, não tenho itens para acrescentar à minha lista.
Segredos... Ah! Quantos segredos ainda guardo comigo! Alguns são mesmo bobos, outros são profundos, são meus, fazem parte de mim.
Quantas vezes tive que mentir para sobreviver? Para não magoar alguém? Impossível contar o número de vezes... Há momentos que a sinceridade não é uma virtude, mas, falta de piedade.
E os meus defeitos? Meu Deus, são tantos que nem cabem na lista! Mas, talvez os que o tempo se encarregou de corrigir fossem os que me tornavam singular. É mais um item que ficará sem resposta.
Quantos de nós condenamos as músicas ouvidas por nossos pais e que hoje são as nossas prediletas? Nossa! Nem cabem na minha lista!!!
Porém, de tudo o que listei, o mais importante são as pessoas que amava e que acredito que ainda me amam. Essa é a maior e mais importe parte da minha lista...
E, para encerrar, convido cada um de vocês a fazerem, também, as suas listas.


Uma enorme lista de beijos!!



Um comentário:

  1. Perfeito, todos devíamos fazer nossas listas, afinal quem nunca passou por situações como essas não vive uma vida que vale a pena!!!

    ResponderExcluir