domingo, 7 de outubro de 2012

Quebra de contrato






Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada.

(Clarice Lispector)






Há dias que, como hoje, eu acordo mais fadigada do que quando me deitei. Me sinto sem forças, sem disposição, sem ânimo até para me levantar da cama.
Nesses dias, como a minha companheira diária me pesa! Ela, simplesmente, quebra o acordo que fizemos e se torna um fardo demasiado grande para mim.
Já escrevi em outra oportunidade que a fadiga me acompanha há muito tempo, muito antes de eu saber quem ela era e o porquê da sua presença em minha vida. 
Então, quando descobri quem ela era de verdade, acabei descobrindo, também, que não conseguiria desatrelá-la da minha vida, nem que eu quisesse. Ela se mostrou a que veio, me sussurrando baixinho: eu vou viver com você, vou fazer parte de você, vou te acompanhar sempre, vou dormir do seu lado, vou caminhar com você, vou aonde você for... serei sua eterna companhia...
Diante disso, tentando uma melhor convivência, fiz com ela um acordo, uma espécie de contrato, cuja cláusula principal estabelece que me disponho a deixá-la fazer parte da minha vida, desde que ela não se torne pesada demais, exigente demais, fadigante demais.
À princípio, ela concordou com todos os termos do acordo, leu, releu o contrato, assinou, se manteve no cumprimento da sua parte por um tempo até que razoável. Tornou-se leve, quase invisível, parecendo mesmo que deixou meu corpo por alguns dias.
Todavia, depois de algum tempo, se mostrou arredia, deixando transparecer a clara intenção de quebrar o contrato. 
Começou fazendo um pouquinho de manha na hora de acordar, precisando ser arrastada para fora da cama quase todos os dias. Porém, apesar disso, no decorrer do dia, ainda dava ares de que manteria nosso acordo.
Entretanto, era apenas uma artimanha para me ludibriar, para me fazer crer que tudo iria correr dentro do combinado, uma vez que, pouco tempo depois, ela deixou transparecer suas verdadeiras intenções, mostrando, exatamente, a  que veio, sem máscaras, sem adereços, sem maquiagens que pudessem suavizar seu verdadeiro caráter extenuante e dilacerador. 
Assim, simplesmente, quebrou todas as regras do acordo firmado e se fez novamente pesada, pesada demais para as minhas forças.

Um beijo extremamente fadigado....

Nenhum comentário:

Postar um comentário