segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dias de escuridão


E a escuridão se torna tão maior. Estou caindo numa tristeza sem dor. Não é mau. Faz parte. Amanhã provavelmente terei alguma alegria, também sem grandes êxtases, só alegria, e isso também não é mau. É, mas não estou gostando muito deste pacto com a mediocridade de viver.

(Clarice Lispector)


Hoje, meu dia acordou escuro, o sol não raiou, a luz não entrou pelas janelas da minha alma, o dia não amanheceu. É mais um daqueles dias de escuridão e, em dias como este, deixo que o choro banhe todas as dores, as angústias, os arrependimentos, levando com ele os resquícios de sofrimento que possam fazer de mim alguém constantemente triste.
Se me perguntarem o que fez com que a luz fosse bloqueada do meu dia, eu não terei uma resposta. Eu simplesmente não sei dizer o que, exatamente, apertou o interruptor, mantendo-o na posição desligada. Na verdade, não existe um motivo apenas, mas, são vários fatores que se somam para que eu me sinta dessa forma, triste assim.
Nesses dias, mesmo que eu não queira, torna-se inevitável um retrospecto da minha vida, um retorno ao passado para identificar possíveis causas para a dor que estou sentindo e, hoje, não foi diferente.
Não costumo viver do passado, pois, acredito que a cada dia basta o seu mal. O passado não me pertence mais, ele ficou para trás. Porém, hoje identifiquei alguns pontos nele que pretendo corrigir em minhas ações futuras, são vivências que me servem de exemplo para que eu não as repita ou, as que valerem a pena, as repita mais intensamente.
Assim, descobri que existem coisas que fiz, outras que deixei de fazer, outras que não fiz como deveria ter feito, que pretendo repensar, remodelar, dar novo significado a elas. Eu poderia, agora, abordar cada uma, mas, existe uma música, gravada pelos Titãs que, já falou de forma tão poética sobre tudo o que refleti, que optei por deixar com que ela fale por mim:

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

(Epitáfio, Sérgio Brito)

Um beijo melancólico...


Nenhum comentário:

Postar um comentário