sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Tudo tem um lado bom. Acredite!




Hoje eu vejo o lado bom das coisas, se me dizem que por esses caminhos existem espinhos, eu digo: por ele que eu vou seguir, pois quero encontrar as rosas.

(Amanda Rodrigues)




Cada vez mais, tenho tido mostras de que tudo o que acontece nas nossas vidas, por pior que possa parecer em uma primeira análise, tem sempre um lado positivo, se olharmos para os fatos com olhos despidos de autopiedade e revolta.
Nada é tão ruim quanto parece ser, esta pode até ser uma frase clichê, mas, aprendi, depois que resolvi mudar o meu olhar sobre os fatos ocorridos em minha vida, que isso é a mais pura verdade. Tudo, mas tudo mesmo, tem sempre um lado que constrói, que nos faz evoluir e crescer.
Foi, assim, que olhei para a minha companheira de vida, a Esclerose Múltipla,  com um olhar menos autocomiserativo e enxerguei nela um instrumento para mudanças em minha vida nos mais variados segmentos. Posso afirmar, sem reservas e despida de qualquer demagogia, que, hoje sou uma pessoa melhor da que fui até antes do diagnóstico. Tenho evoluído, dia-a-dia, tenho crescido como pessoa e alcançado parâmetros nunca antes imaginados.
É evidente que minha vida ao lado da Esclerose Múltipla não é fácil, longe disso, pois, se assim eu afirmasse, estaria sendo realmente demagoga. Mas, de verdade, ela me fez voltar os olhos para dentro de mim e perceber o quanto vivi ludibriando minha própria percepção de quem eu era e de quem eu gostaria de ser. Eu, sinceramente, me assumi, me assumi como a mulher que sou e dei um basta a tudo o que não queria mais para minha própria vida. 
Esse, posso dizer, é um dos lados positivos da doença que, juntamente com as suas mazelas, trouxe para mim, também, uma nova visão de mundo e uma nova visão de mim. 
Além disso, a descoberta da enfermidade, além de proporcionar o reencontro comigo mesma, trouxe para minha vida pessoas que, não fosse minha nova condição de vida, eu jamais teria tido a oportunidade de conhecer, pois, foi quando me assumi como portadora de Esclerose Múltipla e comecei a escrever sobre as minhas deficiências e conflitos emocionais, que as pessoas que hoje representam muito mais do que meros amigos virtuais, cruzaram meu caminho e nele permanecem como parte da minha vida.
Foi, assim, que ganhei uma amiga que tem estado comigo nos meus melhores e piores momentos. Uma amiga verdadeira que, me empresta seu ombro, toda vez que as lágrimas teimam em me visitar e, a quem cedo minha compreensão, quando é a ela que a dor tenta arrebatar. Foi, do lado positivo de ser "esclerosada", que ganhei de presente uma melhor amiga que sabe, exatamente, a importância que tem na minha vida.
Por conta da Esclerose Múltipla, eu descobri, também, o que é ter na vida um amor verdadeiro, um amor incondicional, um amor tão grande que não cabe mais no peito, um amor que me fez voltar a sonhar e, melhor ainda, me fez acreditar que posso viver todos os sonhos que um dia eu sonhei para mim. Hoje, posso dizer, que renasci, renasci para uma nova vida e sou feliz, feliz como jamais fui.
Por tudo isso, é que acredito que não existe acaso quando se trata de escrever as páginas da nossa história, tudo se completa, tudo se entrelaça a fim de fazer de nós pessoas melhores, mesmo que as circunstâncias tentem mostrar o contrário, pois, basta que olhemos com olhos de quem sabe ver, para que vislumbremos um mundo de mudanças possíveis que farão de nós novos seres humanos.

Um beijo do meu lado mais positivo!


2 comentários:

  1. OwwT flor....
    SEmpre uma verdadeira poeta,continue sempre assim,essa pessoa MARAVILHOSA q Es... Que Deus trilhe sempre seu caminho!!!Nunca desista dos seus objetivos por mais dificil q seja... Felicidades Sempre>>> Voce Merece... Um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo... Bjs

    ResponderExcluir