sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Estou derretendo, literalmente...





Gosto do outono porque ele é frio suficiente para refrescar o calor...
E é quente o suficiente para aquecer o frio!

(Lidiane Araújo Mejozebato)




Nunca compreendi muito bem porque eu sempre me senti muito mal nos dias quentes. Como o calor me faz mal! Mal de verdade. Eu me sinto como uma gelatina exposta ao sol, derretendo, literalmente. 
O verão, sempre me trouxe com ele aquela sensação de desfalecimento, como se eu perdesse o controle do meu corpo. Minhas pernas ficam bambas, meus braços não me obedecem e sinto meu peso triplicar. Até meu raciocínio fica mais lento, mais precário, mesmo. Eu me sinto em câmara lenta, como se alguém tivesse apertado a tecla "slow" do meu controle remoto.
Viajar para lugares quentes, então? Nossa, quanto sofrimento! Além do suor escorrendo em bicas pelo meu corpo, principalmente pelo meu rosto, acho que o mais difícil disso tudo sempre é ter de ouvir os comentários, das demais pessoas, acerca do fato de ninguém sentir tanto calor como eu sinto. Isso sempre me deixava muito mal, pois eu acabava me obrigando a frequentar lugares insuportavelmente quentes apenas para satisfazer as demais pessoas, o que sempre resultava em um mal estar terrível, naquela insuportável sensação de derretimento, de perda de controle dos próprios movimentos.
No entanto, junto com o diagnóstico de Esclerose Múltipla, veio a explicação para minha intolerância ao calor, o que, diga-se de passagem, me trouxe um verdadeiro alívio, pois existe uma explicação para tamanho mal estar quando me exponho à temperaturas elevadas, não é apenas uma "frescura" como ouvi diversas vezes.
Saber que não sou a única que enfrenta os dias quentes ligada no "modo econômico", no modo em que somente as funções absolutamente necessárias são ativadas, me fez deixar de me obrigar a agradar todo mundo e decidir que não vou mais me expor às altas temperaturas para poder ser bem vista. Assim, não irei mais para lugares tremendamente quentes no verão, não vou mais sair na rua nos horários de sol a pico e nem vou mais dar atenção aos comentários de que sou a única no mundo que sente tanto calor, pois, agora, sei que não sou e isso me faz um bem imenso.

Um beijo acalorado!


P.S. O que causa a intolerância ao calor na EM?

Sabe-se que na EM a destruição da mielina, a bainha protetora que envolve e protege as fibras nervosas, leva à formação de placas que atrasam os impulsos nervosos. A exposição ao calor retarda ainda mais esta condução nas regiões desmielinizadas, causando sintomas de intolerância, mesmo com apenas uma subida de menos de um 1° na temperatura corporal. Este fenómeno foi observado por Wilhem Uthoff em 1890, e ficou conhecido como sintoma ou síndrome de Uthoff. É importante distinguir que o calor pode agravar os sintomas da EM, mas não agrava a doença em si. (fonte: http://www.spem.org/biblioteca/dossiers-tecnicos/364-sensibilidade-ao-calor-na-esclerose-multipla)


Um comentário:

  1. O dosha pitta no ayurveda também se sente muito mal no calor. É meu caso! rsrs Mas alimentos amargos ajudam muito nessa época. Bjs calorentos.
    http://ayurvedicamente.blogspot.com.br/p/doshas.html

    ResponderExcluir