sábado, 3 de novembro de 2012

Onde mora a felicidade?




Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!

(Mario Quintana)




Depois de alguns dias de escuridão que resultaram em dor compartilhada, dor derramada em forma de palavras, até o meu silêncio total, posso dizer que as lágrimas, mais uma vez, banharam minha alma e levaram com elas a mágoa, a decepção, o medo de perder e a falta de compreensão.
Hoje, amanheci, apesar das nuvens que encobriam o céu, com luz diante dos meus olhos. Luz que, apesar do brilho intenso, não feriu minha retina, muito pelo contrário, a luz que iluminou meu dia nublado me fez abrir os olhos e enxergar todos os detalhes ao meu redor, me fez querer cantar uma canção saudando a vida. Me fez desejar voltar a sonhar sonhos bons.
Assim, abri a janela da minha alma, olhei o mundo através dela e indaguei ao meu próprio eu: onde mora a felicidade?
Silêncio... a resposta não vinha...
Indaguei, novamente: onde mora a felicidade?
Dessa vez, ouvi o eco da minha própria voz respondendo, a mim mesma, que a felicidade mora onde cada um de nós possa encontrá-la.
Assim, percebi que para os que amam, a felicidade reside no amor correspondido, reside no riso, no abraço, na cumplicidade.
Para os que estão doentes, a felicidade mora na cura da enfermidade, no restabelecimento da saúde, na melhora constante.
Para os que estão sofrendo de desilusões, sejam elas resultantes de qualquer esfera da vida, a felicidade se encontra no reencontro com as próprias ilusões, com os sonhos perdidos, com os projetos arquivados, com as redescobertas da própria essência.
A felicidade, para os artistas, reside no incômodo que sua obra provoca, na inquietação, no despertar de um novo olhar através de sua criação artística.
Por outro lado, para nós, portadores de Esclerose Múltipla, a felicidade está na ausência de surtos, na falta de sequelas graves, na convivência pacífica com a enfermidade, na esperança da descoberta da cura.
Desse modo, acabei por perceber que a felicidade está, mesmo, onde nós a colocamos, bastando apenas, que a coloquemos onde a alcancemos, o que é difícil por demais.


Um beijo realmente feliz!


2 comentários:

  1. Olá Bete,
    Gostei da reflexão! Talvez o segredo seja estar a cada dia inventando novas formas de sermos felizes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Drika, que bom te ver sempre por aqui! Realmente, não há fórmulas prontas pra a felicidade, mas, a cada dia, podemos encontrá-la dentro de nós mesmos, basta olhar com cuidado e vamos, com certeza, encontrá-la.
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir