quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mais um desabafo...





Para mim, escrever não serve só como desabafo. Escrever é como se eu estivesse falando com alguém, mesmo ele não me respondendo, mas ainda assim continua me ouvindo.

(Gabriela Turrin)






Tenho percebido, constantemente, que muitas das minhas convicções acerca do meu convívio com a Esclerose Múltipla, têm despertado algumas opiniões antagônicas em alguns outros portadores da mesma enfermidade.
Não são poucos os que me vêem como uma pessoa depressiva e profundamente pessimista. Outros, chegam mesmo, a me acusarem de tentar me autopromover ao falar das minhas inquietações como portadora da doença autoimune e, principalmente, como ser humano.
Na maioria das vezes, essas visões não despertam em mim nada além de uma breve reflexão sobre o caráter humano, porém, hoje eu dediquei um pouco mais do meu tempo para tentar vislumbrar o que se passa no interior dos que condenam a minha forma de convívio com as dores do mundo. Do mundo, sim, pois são dores que, em um ou outro momento da vida, todos nós, membros da raça humana, acabamos por nos deparar com elas, inevitavelmente.
Não pretendo, de forma alguma, ser a dona da verdade, longe disso, nem mesmo tentar mudar opiniões contrárias à minha, no entanto, preciso dizer que eu me sinto no direito de poder falar dos meus sentimentos, medos, incertezas, alegrias, esperanças, enfim, sobre toda a gama de emoções que fazem parte de mim.
Eu escolhi e, é isso que me faz ser quem eu sou, não mascarar minhas emoções. Deixo que elas fluam em meus trabalhos artísticos e na minha escrita, naturalmente. Eu sou assim, minhas dores transparecem, mas, minhas alegrias, reluzem. Essa sou eu e isso não faz de mim um ser depressivo e pessimista, não faz mesmo.
O que percebo é que poucos conseguem entender que estar triste é um estado de espírito que nos acomete em certos momentos da vida e, muitas vezes,  sem uma causa palpável, sem um motivo aparente. É uma melancolia, um estar triste, uma falta de algo que não sabemos ao certo o que é... Outras vezes, uma situação que requer de nós um esforço além da nossa capacidade de enfrentamento, nos remete a momentos de profunda tristeza.
Então, estar triste não significa estar depressivo. Tristeza é uma reação normal à determinadas circunstâncias que dura por algum tempo e, depois, vai embora da mesmo forma que chegou. Eu sempre supero meus momentos melancólicos, eles não me dominam. Mas eu não os escondo, não os mascaro, não tento fazer com que pensem que sou uma pessoa feliz o tempo inteiro, mesmo porque, quem nesse mundo é feliz 100% do tempo?
Por outro lado, será que assumir as dificuldades que a doença impõe a nossa vida significa ser pessimista ou significa ser realista? 
Eu não faço da Esclerose Múltipla o foco da minha vida, apenas dou a ela a atenção que ela requer e discorro sobre as mudanças, nem sempre para pior,  que ela trouxe para minha vida. 
Sou pessimista por dizer que a fadiga me extenua? Sou pessimista por dizer que tenho uma relação de amor e ódio com o Rebif? Sou pessimista por assumir que a possibilidade da dependência física me assusta? Sou pessimista por dizer que acordei com vontade de chorar sem motivo algum? Sou pessimista por  ser sincera sobre o que se passa dentro de mim? Sou pessimista por assumir que não sou feliz o tempo inteiro? Sou pessimista por dizer que, às vezes, sou tomada por uma angústia sem fim?
Quem de nós nunca passou por momentos assim?
Estou esperando a resposta...

Um beijo no coração de cada ser humano que passar por aqui...


2 comentários:

  1. Quem te conhece sabe que está passando por profundas transformações... e muitas muito boas, diga-se. Antes vc parecia uma concha fechada e poucos sabiam o que se passava aí dentro. Me incomodava ver que vc se escondia das pessoas, pois via nisso uma impossibilidade de conhecer-se e conhecer ao outro. Quando nos abrimos, passamos a nos ver melhor e nos amar muito mais, além de ver que as pessoas tem os mesmos defeitos e virtudes que nós...somos seres muito parecidos... E por gostar muito de vc fico feliz com sua inquietude, a concha está se abrindo e dentro dela tem um tesouro, não apenas uma pérola... Que os outros pensem que vc é pessimista é impossível evitar, mas o que importa é como vc se vê, pois nunca nos vêem como realmente somos. Viva sua vida como quiser, pois ela é só sua...doa a quem doer!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosane, quanta saudade! Obrigada por tudo e, acima de tudo, por me dedicar sua amizade. Minha vida está passando por profundas transformações dia-a-dia e, isso é apenas o começo, pois, resolvi que vou viver como devo viver, feliz!

    Um beijo imenso

    ResponderExcluir