segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Carta aberta de repúdio à Esclerose Múltipla

São Paulo, 30 de setembro de 2013.

À
Ilma. Sra. Esclerose Múltipla 
Av. Lesões na mielina, nº indeterminado
Jd. Cervical -  Diversas regiões do Cérebro
00000-000 - Meu corpo/EM

Prezada Senhora:

A presente tem por finalidade trazer à V. Sa. o meu repúdio à sua presença na minha vida, pelas razões de fato e de direito relacionadas abaixo:

1. A Constituição Federal garante a todos o direito à liberdade, por este motivo, quando V. Sa. resolveu se instalar junto a mim, sorrateiramente, sem fazer qualquer barulho que pudesse me dar a chance de aperceber-me da sua presença, violou esse princípio constitucional, pois não me deu a oportunidade de decidir se a aceitaria ou não a sua companhia. 

2. Outro direito que a Carta Magna me garante e V. Sa., descaradamente, não respeita, é a liberdade que tenho de ir e vir, o que nem sempre consigo mais fazer sendo obrigada a carregá-la comigo, suportando todo o vosso peso e, em acréscimo, levar vossa bagagem desproporcional, afinal, há momentos em que por mais que eu queira ir, sou obrigada a ficar por conta do vosso peso excessivo que exaure todas as minhas energias.

3. Tenho direito, também, de poder  realizar minhas atividades diárias sem que fique completamente nocauteada, pois estou farta de subir uma escada e sentir reações no meu corpo como se tivesse corrido uma maratona inteira.

4. Por vossa culpa, tão somente vossa culpa, eu sou obrigada a suportar os efeitos colaterais dos medicamentos que V. Sa. me obriga a usar para não me entregar completamente aos vossos desmandos, sobremaneira o Rebif, vosso aliado em me provocar mal estares debilitantes.

5. Eu sou a dona do meu corpo, portanto, eu decido o que fazer com ele, porém, V. Sa. ignora isso da forma mais repugnante que existe, uma vez que quer controlar minhas pernas, meus braços, minha visão, minha fala, tudo, afinal.

6. Minhas memórias são minhas e, embora V. Sa. saiba que nunca poderá tirá-las de mim, fica o tempo todo tentando me confundir, escondendo palavras, me fazendo trocar o nome das pessoas, me levando a parar frases no meio, esquecer de coisas tão corriqueiras por pura maldade.

7. V. Sa.  é uma covarde, pois tenta se manter invisível aos olhares externos a mim que a carrego. Trapaceia, se esconde, não se mostra, tudo a fim de que eu seja vista como alguém que reclama demais e nada faz.

8. V. Sa. é sádica, pois não se contenta em viver grudada em mim feito um parasita, uma vez que, para satisfazer sua perversão, precisa me provocar dores, tremores, formigamentos, fraquezas, choques, descoordenação motora, desequilíbrios e toda a gama de sintomas que só alguém como você é capaz de me impingir.

9. Por vossa causa, sou obrigada a enfrentar filas intermináveis todos os meses para receber o malvado do Rebif, afinal, mesmo que eu vendesse minha casa, meu carro, meus filhos, minha cachorra, minha gata, uma parte do meu fígado e um rim, eu não teria como arcar com seus custos pela quantidade de anos que ainda pretendo viver.

10. V. Sa. é responsável, completamente responsável, por vez ou outra meu corpo precisar ser bombardeado por altas doses de corticóides, este hormônio que desinflama tudo, mas que me infla, me põe fel na boca, desestabiliza minha glicemia e minha pressão arterial. 

Sendo assim, após a exposição das razões acima elencadas, reitero meu repúdio à V. Sa. e espero que, se não puder me deixar livre da sua presença de uma vez por todas, ao menos respeite o máximo possível os meus direitos de cidadã livre e dona das minhas próprias vontades.

Atenciosamente,

Bete Tezine

6 comentários:

  1. Cada vez que eu leio um texto seu fico encantada c sua maneira ( tão nossa) de sentir. Bjs Dazinha

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida Bete,me senti na sua pele através desta tão bem escrita carta.
    Só se tem a verdadeira idéia do que é uma EM no corpo quem a possui.
    Com o tempo passei a aprender a conviver com ela,pois de certa forma ela mesma sem querer me fez mais forte,mais madura, decidida,feliz e adptada.
    Como sempre falamos aqui democraticamente, cada um tem a sua medida certa para enfrentar a situação.No meu caso a vejo de maneira mais branda,quanto ao Rebif ele tb não me faz tanto mal.E assim a vida segue pois ela é tão malvada que se acha no direito de maltratar mais a um do que a outro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O Rebif não é dos piores para mim. O Avonex deixava-me completamente de rastos. É ridículo termos de tomar medicamentos a seguir à toma da injecção, para contrabalançar os efeitos secundários do mesmo.
    Basicamente a EM é uma drogada, vive à base de químicos, drogas para ela, para os sintomas dela e para os efeitos 2arios das drogas dela. Enfim....

    ResponderExcluir
  4. Faço suas minha palavras, estou cansada de a cada dia depender mais e mais dos outros, de ver a vida dos meus filhos, que são pequenos, girar em torno da minha, de ver o sofrimento de quem me ama, parece que eu ando comum uma espada em cima da minha cabeça a 30 anos, essa intrusa me importunou na infância, adolescência, juventude e agora. Até quando, eu acordo de um jeito, quando vou dormir estou pior, até para falar eu canso. Quero que essa EM seja condenada a prisão perpétua fora de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Olá meus amigos queridos...

    Se eu tivesse poder para isso, podem ter certeza que mandaria a EM à juri popular, vê-la sento julgada e condenada, senão à pena de morte, ao menos à prisão perpétua.

    Beijos nos <3 de todos vocês e força para nós!

    ResponderExcluir