sexta-feira, 30 de agosto de 2013

30 de agosto: Dia nacional da conscientização sobre a Esclerose Múltipla


Passei quase toda madrugada e boa parte do dia de hoje refletindo sobre o  que escrever para não deixar passar em branco o Dia nacional de conscientização sobre a Esclerose Múltipla. 
Pensei que poderia abordar o que não gostamos de ouvir das pessoas acerca da nossa condição de esclerosados, mas isso a Fabiana já fez muito bem, diga-se de passagem, em seu blog no decorrer desta semana (clique aqui para ler o post). Pensei, também, em falar sobre o que gostaríamos de ouvir das pessoas sobre nossa patologia, entretanto, isso também a Bruna já fez em seu blog com tamanha propriedade que não ouso acrescentar um vírgula sequer em suas palavras (clique aqui para ler o post).
Assim, por mais que eu tenha refletido em como abordar a importância do dia de hoje, não encontrei uma maneira melhor do que dizer que nós, esclerosados, somos todos vencedores, pois, viver acompanhado de uma companhia tão indigesta e geniosa não é para qualquer um, mas, para os verdadeiramente fortes, para aqueles que sabem enfrentar, dia-a-dia, todos os desmandos da Esclerose Múltipla com determinação e a certeza de que ela não é maior e nem melhor que nenhum de nós.
Eu sei que têm momentos em que ela nos submete aos seus caprichos de menina má, nos tirando as forças, nos fazendo quase sucumbir, porém, ao menor descuido seu, nos rebelamos e retomamos o comando das nossas próprias vontades.
É, de verdade, todos nós merecemos aplausos por estarmos tirando de letra, uns com menores, outros com maiores dificuldades,  maneiras de seguirmos vivendo apesar de todos os prognósticos que recebemos por sermos portadores de uma doença progressiva e incurável, sobremaneira uma tão imprevisível feito a que compartilhamos.
Sinceramente, eu espero que um dia, não muito distante, quando falar para alguém que tenho Esclerose Múltipla, eu não veja em seus olhos piedade e nem o ouça dizer algumas das falas que tanto nos decepcionam, mas que eu possa vislumbrar, apenas, compreensão e esclarecimento. No entanto, tenho plena convicção que esse dia só chegará com a conscientização plena e a divulgação em grande escala dos sintomas e do que é a Esclerose Múltipla e, isso, todos nós sabemos, não será feito apenas no dia 30 de agosto de cada ano, mas em todos os dias do ano, por cada um de nós, quando procurarmos esclarecer a todos os que pudermos sobre a enfermidade autoimune, desmistificando, derrubando mitos e preconceitos a seu respeito. 
É mais do que tempo de que a Esclerose Múltipla deixe de ser quase um tabu, até mesmo para muitos profissionais da saúde, passando a ser vista com olhares realistas e ausentes de dó e opiniões pré-formadas.
Para finalizar, uma salva de palmas para todos nós que estamos carregando essa mala sem alça, não por vontade própria, mas, por imposição da vida que nos escolheu por saber que suportaríamos o seu peso sem nos deixar abater, nem por ela, nem por sua pesada bagagem.

Um beijo conscientizador no coração de cada um! 



Um comentário:

  1. Abraço e parabéns pelo dia 30 de Agosto!

    Vou postar seu post no meu blog para divulgar sobre a EM (já que minha mamãe nao fala, faço dela as tuas palavras)
    abraço.

    ResponderExcluir