quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Não sou deficiente! Sou diferente!








Minha esposa não é deficiente, ela é diferente! Deficiente é o preconceito de vocês.

(Gilmar Tezine)






No dia em que minha neurologista fechou meu diagnóstico de esclerosada, junto com todas as explicações que me deu, ela me recomendou que fizesse o cartão de estacionamento em vagas especiais e a carteirinha da ABEM para ser apresentada caso fosse questionado o por quê de eu estar em fila preferencial, enfatizando que já que eu teria de carregar a Esclerose Múltipla comigo, que ela ao menos me desse algum benefício em tê-la em minha companhia e que ninguém, só de me olhar, saberia o quanto me custa estacionar o carro e andar um quarteirão, ou mais, até onde preciso ir ou ficar em pé por algum tempo em uma fila. 

Acatando tais recomendações, providenciei o cartão de estacionamento e recebi uma carteira de esclerosada oficial do laboratório que fabrica o Rebif. Assim, passei a me utilizar das vagas especiais e das filas preferenciais toda vez que delas necessito. Afora alguns olhares de reprovação, nunca fui questionada acerca do que me levou a estacionar ou estar em lugares reservados às pessoas especiais.
Todavia, há cerca de 1 semana atrás, vivi uma situação por demais constrangedora e que se maximizou por ter acontecido em um dia em que eu estava realmente péssima. Como diz um dito popular, há dias em que engolimos um elefante, porém, há outros que engasgamos com uma formiga. Eu estava em um dia que qualquer formiga ficaria parada na minha garganta, tal o estado emocional e físico em que me encontrava naquela noite. A fadiga me dominando, a tristeza fazendo festa em meu coração, meus pensamentos martelando dores e angústias, sem parar, dentro da minha cabeça. Pois bem, foi nesse estado em que sofri o pior tipo de discriminação pelo qual passei desde que me descobri esclerosada.
Eu fui ao supermercado fazer compras acompanhada pelo meu marido e, à certa altura, as minhas pernas começaram a dar sinais de que não me carregariam mais por muito tempo e resolvemos dar as compras por encerradas. O supermercado estava cheio e, exceto a fila para poucos volumes, todas as outras estavam grandes, inclusive a preferencial. No entanto, escolhi a preferencial por ser a única que tinha lugar para eu me sentar enquanto esperava minha vez de pagar as compras. Então, me sentei e meu marido ficou na fila com as compras, quando uma senhora chegou com um carrinho com bem poucos volumes e olhou para ele de cima a baixo, depois olhou para a placa sobre o caixa, depois olhou para ele de novo, até que resolveu ir para a fila ao lado que só tinha 1 pessoa na frente dela. No entanto, ao invés de ficar feliz porque ia pagar suas compras e ir embora, no momento em que passou pelo caixa, perguntou bem alto à operadora se podia pagar suas compras ali, ao obter resposta positiva, ela disse assim: mesmo porque têm pessoas na fila que não deveriam estar e apontou para o meu marido. Nesse momento, eu me virei para ela e perguntei se ela tinha falado aquilo para mim, ela falou que sim porque aquela fila não era para pessoas como eu. Nesse momento, meu marido respondeu para ela que era sim, porque eu era deficiente físico ao que ela revidou dizendo que só se minha deficiência fosse falta de educação por estar em uma fila que não devia estar. 
Meu estado era tão complexo, que não tive boca para dar a ela a resposta que merecia, mas, meu marido, assumiu o comando do bate-boca e lhe disse que gostaria que ao menos, por um único dia,  ela tivesse Esclerose Múltipla e sentisse no próprio corpo uma fadiga extenuante quanto a que eu estava sentindo naquele momento. A senhora não se contentou e começou com ofensas, chegando a ameaçar a agredir meu marido fisicamente. Houve uma intensa troca de ofensas que culminou com as seguintes palavras do meu marido que me surpreenderam demais: pensando bem, minha mulher não é deficiente, ela só é diferente, deficiente é o preconceito de vocês.
Ao ouvir isso, a senhora se retirou do supermercado sem dizer mais uma palavra sequer e as demais pessoas que acompanhavam a discussão baixaram a cabeça e se calaram também.
Saí do supermercado com os olhos marejados de lágrimas, pensando em como é difícil sentir no próprio corpo sintomas invisíveis aos olhares externos.

Um beijo diferente no coração de cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário