quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Quando pessoas são anjos...




Ela não acreditava em anjos. Até se apaixonar por um.

(Filme Cidade dos anjos)





Ontem, ganhei de presente um livro pequeno, de capa dura, com 69 páginas e, em cada uma delas, uma imagem e uma ou duas frases, no máximo. Todavia, a mensagem que ele me trouxe, me fez pensar muito nas pessoas que cruzam nossos caminhos e que, gratuitamente, passamos a dedicar a elas afeição e um amor incondicional. Eu li e reli as páginas desse livro várias vezes e descobri que estou cercada de pessoas que, sem nunca ter me dado conta, são verdadeiros anjos sobre a terra. 

Então, resolvi transcrever o texto contido nesse livro aqui e, tenho certeza, vocês também perceberão que estão rodeados por anjos... anjos disfarçados de pessoas.

Quando pessoas são anjos

Jamiro dos Santos Filho

Você acredita em anjos? Eu acredito.
Desde a infância ouço falar em anjos. Mamãe dizia que anjos eram enviados por Deus para nos proteger. Quase todos os dias ela me repetia: 
- Ore para o seu anjo lhe amparar.
É lindo imaginar alguém cuidando da gente. Isso me deixava seguro, pois contava com a proteção do meu anjo. Porém, quando eu me machucava, logo culpava meu anjo por não evitar minha dor. E quando uma pessoa me contrariava, eu tinha dúvida se ele estaria ali me apoiando. E fui crescendo pensando que aqueles tais anjos não existiam...
Mais tarde, porém, aprendi que eles existem, sim - de outra forma. Mas, quem, então, são os anjos? Como e onde encontrá-los?
Existem vários tipos de anjos, disfarçados de várias formas. Há uma multidão de anjos camuflados como mãe... ou disfarçados como pai. Há aqueles que se escondem entre amigos ou parentes. Outros surgem na avó ou avô... E outros vêm disfarçados no irmão...
Qualquer que seja seu disfarce, descobrimos um anjo na pessoa que traz aquilo de que mais precisamos naquela hora. Às vezes é a cola para colar um coração partido, ou a água para regar os dias mais áridos... São momentos em que não sabemos se subimos ao céu, ou se foi o céu que desceu até nós - caminhamos sem medo de cair, sem medo da altura ou do chão...
Mas para reconhecer alguém em um anjo é preciso ter algo especial. Sabe o que é? É preciso ter olhos de ver. Os olhos são as janelas por onde passa a gratidão que vem do coração. Quando o coração é bom, os olhos enxergam os anjos que estão por perto.
Você já entendeu como é um anjo, não é? É aquele que estende a mão sem nada impor. Chega devagar para não chamar a atenção. Às vezes nem fala nada e quando fala não condena nem critica. 
Anjo é quem traz esperança ao coração de quem chora. É o que te segura quando falta o apoio, e que aparece quando os outros desapareceram. Se pudesse, levaria para bem longe os seus medos e receios. Não pergunta para onde você vai, apenas diz que seguirá junto.
Muitas vezes, anjo é quem você menos julga que seja. Talvez estivesse por perto o tempo todo e você nem percebia. Isso acontece porque anjo é gente como você. Mas, naquela hora, ele se fez anjo porque algo especial aconteceu. Ele foi além de seu próprio interesse, deixou seu conforto e disse sim ao próximo.
É assim mesmo. Anjos não são seres alados - seu dom é querer estar muito perto da gente. Eles não abrem asas para a proteção e o socorro: abrem, sim, seus corações para amenizar a dor e oferecer esperança. 
Tenho certeza de que todo mundo, em algum momento da vida, já encontrou algum anjo disfarçado de gente. Quantos desses anjos não estão por aí, curando corações feridos? Quantos já não mudaram o destino de tanta gente?
Penso que no céu não existem anjos. Eles estão na Terra, e por ela se espalham, porque o céu, para eles, é o bem do outro. 
Você quer ver um anjo? Ame sem medo de amar. Depois, olhe no espelho.

(SANTOS FILHO, Jamiro dos. Quando pessoas são anjos. São Paulo: EME, 2012.)


Um beijo repleto de amor...


Nenhum comentário:

Postar um comentário