terça-feira, 28 de agosto de 2012

Primavera tardia

Fig. 1. A primavera, Monet, 1886.
Recebi o diagnóstico de portadora de Esclerose Múltipla no dia 02 de fevereiro de 2012, após uma maratona de exames. Todavia, embora não pudesse dar-lhe um nome, nem delimitar seus contornos, eu já sentia sua presença ao meu lado há muito tempo.


Fig. 2. A primavera sempre virá
Bete Tezine, 2011.
Colagem sobre fotografia, 25 x 35 cm.








Hoje eu seu que ela me acompanhou, anonimamente, por muito tempo e, acreditem, não foi fácil carregá-la comigo sem saber quem ela era.
Todos os sintomas que ela me causava e que, por falta de um diagnóstico preciso, foram tratados isoladamente e equivocadamente,  muitas vezes me levaram a crer que eram criações da minha mente, o que,  somados a outros conflitos pessoais e familiares, desencadearam o período mais conturbado da minha vida.
Foi nesse momento que, relendo a obra A Primavera, de Monet (fig. 1), deixei vir a tona a minha primavera (fig. 2) e, como justificativa, escrevi o seguinte:



A primavera pressupõe um período de renovação, onde as árvores desfolhadas pelo frio do inverno se enchem de brotos e, botões desabrocharão, numa explosão de flores. É a estação da esperança.
No entanto, tenho vivido anos a espera de uma primavera que tem tardado demasiadamente. Sinto-me vivendo um inverno constante, em que as árvores continuam sem folhas, sem botões, sem perfume...
Mas, por mais longo que seja o inverno, um dia, por mais longínquo que esteja, a primavera sempre virá.


Esse foi o primeiro trabalho artístico que elaborei deixando que as minhas emoções fossem expressas. Espero que apreciem.

Um beijo enorme e até amanhã.




4 comentários:

  1. parabéns bete mais uma vez vejo suas linda palavras que ajunda e me confortam também, beijos ate mais

    ResponderExcluir
  2. Ótima sua iniciativa de criar um blog sobre arte.

    Estou aqui, torcendo por você e pelo blog, para que ele fique (como você!) cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por suas palavras, minha queria Érica, o blog é um retrato de mim...
    Beijos

    ResponderExcluir