quinta-feira, 30 de agosto de 2012

30 de agosto: dia nacional de conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Bete Tezine, Comunicação falha, 2012. Ponta seca sobre fotografia, 20 x 30 cm.

Hoje é o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla  e, no país inteiro, estão ocorrendo eventos voltados para a divulgação da enfermidade e suas implicações. 

Apesar do que muitos pensam, a Esclerose Múltipla não é uma doença que afeta a memória e atinge pessoas idosas (basta lembrar que nós, portadores, quando dizemos a alguém que temos Esclerose Múltipla, frequentemente ouvimos: nossa! Tão jovem e já esclerosado!),  mas, muito pelo contrário, ela é uma enfermidade que atinge adultos jovens entre os 20 e os 50 anos de idade e as mulheres são as mais afetadas, na proporção de 2  para cada homem. 

A esclerose múltipla compromete o sistema nervoso central (SNC) que compreende o cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal e é caracterizada por lesões à mielina que envolve e isola as fibras nervosas, prejudicando a neurotransmissão. A desmielinização interfere na transmissão do impulso nervoso, diminuindo a velocidade de condução dos impulsos o que produz diversos sintomas.

Os sintomas da doença dependem do local onde ocorreu a lesão, sendo os mais comuns: a perda da visão ou visão dupla, formigamentos, tremores, fadiga, redução da força, dificuldade na fala, urgência ou incontinência urinária, transtornos cognitivos e emocionais. Estes sintomas podem ser leves, moderados ou intensos e surgem de maneira imprevisível, podendo evoluir em surtos ou de maneira lenta e progressiva. Isso pode ser visualizado de forma interessante no vídeo abaixo:




Ainda não há cura conhecida para a Esclerose Múltipla (mas espero que ela não tarde) e os tratamentos  disponíveis buscam estabilizar e interromper a atividade inflamatória e os surtos ao longo dos anos.

Muito embora seja uma doença antiga e que acomete milhares de pessoas em todo o mundo, seu diagnóstico continua sendo bastante complexo e, como muitas vezes os sintomas podem ser brandos ou pouco perceptíveis, o paciente acaba por não procurar ajuda médica. Em alguns casos, a Esclerose Múltipla pode ser confundida com outras doenças, o que acaba por dificultar o diagnóstico. 

Por tudo isso, é importante a conscientização da população em relação aos seus sintomas, pois, só assim, haverá a desmistificação da enfermidade.


Um beijo carinhoso.


P.S.: O trabalho que aparece no início da postagem é a imagem que tenho do meu sistema nervoso central acometido pela Esclerose Múltipla. Não está muito visível na imagem, mas, as palavras que estão escritas sobre a fotografia são: E a comunicação falha E a comunicação falha E a comunicação falha E a comunicação falha E a comunicação falha...............


4 comentários:

  1. Sua iniciativa de fazer este blog é muito importante, porque pode ajudar outras pessoas. Quando tive que operar a coluna (e foi aquele medo de ficar na cama), encontrei no velho orkut uma comunidade de quem tinha a mesma doença que eu. E lá fizemos um sistema de parceirinhos, em que quem ia operar tinha que dar força para o outro que ia passar pelo mesmo procedimento. Como o pós-operatório é cama, a gente se conectava e compartilhava as dores, as frustrações e as descobertas que cada um fazia para tornar a vida mais confortável naquele momento. Foi uma experiência fabulosa, que me deu muita força e me deu o aprendizado necessário para sobreviver à coisa toda. Parabéns por sua coragem e força, porque escrever nos ajuda a compreendermos melhor a nós mesmos além de ajudar os outros em suas buscas. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo testemunho Dami ! Espero q/tenha sido um sucesso sua recuperação...Que as lembranças hoje sejam marco da sua força e do se sucesso ! Deus te abençoe linda, tenha sempre dias vitoriosos, apesar ou devido a tudo, "a vida é um previlégio", principalmente p/aqueles q/sabe tirar lição de tudo...Sinta-se acalorada por meu abraço fraterno. (JosVicOliv)

      Excluir
  2. Bete te amo querida irmã! Esse ano estar sendo BATIZADO 13 SORTE ENCONTRO CHANCE LUZ SALVAÇÃO...A solidão não será + my única solidária companhia, além das reflexões entre os misterios q/há entre o Céu e a mistica Terra..."AUSENCIAS..." se não fosse seu seria meu, pois tenho textos parecidos, até fiquei estimulada a escrever, a publicar, vou pensar ...Mas fiquei encantada AMADA, pq conheci outra ilustre sobrevivente do seu calibre Patricia Hrug, tb Artista Plastica, a conheces ? Acesse o site dela e NOS UNAMOS, creio q/poderas ajuda-la e muito ... Amei conhece-las, hoje é o seu dia especial em my vida e na my historia...Um dia muito abençoado LINDA!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jos!

    Obrigada por suas palavras e, por favor, publique sim os seus textos, tenho certeza de que serão de extrema valia para todos os que compartilham das nossas angústias e inquietações...

    Beijo enorme

    ResponderExcluir