sábado, 27 de julho de 2013

Que saudades do verão!

Este é o inverno
Bete Tezine, Autorretrato, 2013.

Um frio de leve
vem pra ficar.
A brisa suave
faz a árvore balançar.
O vento sopra
assobiando.
O céu escuro 
vai ficando.
As nuvens passam
de mansinho.
A chuva chega 
devagarinho.
As pessoas correm
abrindo guarda-chuvas.
Vi um homem de casaco
e uma mulher de luvas.
É esse o inverno
sorrateiro.
Vem chegando
e nem avisa primeiro.

(Clarice Pacheco)


Por várias vezes eu escrevi sobre os malefícios que o calor provoca no meu corpo. A fadiga faz festa, a exaustão me consome, a lentidão dita as regras do meu dia. Porém, apesar de ser fã, eu diria que a  fã nº 1, dos dias frios, as baixas temperaturas que os termômetros têm registrado na minha cidade tem me deixado, literalmente, travada.
Eu amo o inverno. Sempre disse que é a estação que nos deixa mais elegantes, uma vez que podemos usar roupas mais estilosas e estruturadas, acessórios tipo boinas e cachecóis, além dos casacos e as botas que eu amo. 
Certa vez, ao dizer isso a um amigo, ele riu muito e falou que não conhecia inverno no Brasil para tanto e eu, em resposta, lhe disse que era porque ele não conhecia o inverno de São Paulo então. Está certo que nem todos os anos faz frio o suficiente para que eu me vista dessa maneira, mas, sempre faz um ou outro dia em que as temperaturas ficam próximas dos 10ºC e eu aproveito para tirar os casacos do armário. 
Todavia, essa semana que está terminando, trouxe com ela os dias mais frios que eu tenho lembrança desde a minha adolescência. Os termômetros despencaram e atingiram a marca dos 6ºC, com sensação térmica próxima dos dos 2ºC ou 3ºC. Esfriou uma barbaridade, diria que ficou congelante mesmo.
Vocês já podem imaginar o meu figurino nesses dias, não é mesmo? Realmente vesti todo o meu arsenal de inverno que há tempos estava guardado. Me realizei quanto às vestimentas, no entanto, a Esclerose Múltipla foi quem resolveu sair do armário, também, para dar o ar da sua graça e me deixar toda travada, na verdadeira acepção do termo.
Senti tanta rigidez nas minhas articulações nesses dias gelados, senti dores muito intensas nas pernas e dificuldades para me movimentar. De verdade, senti como se estivesse com os membros congelados, mesmo estando aquecida e protegida do frio intenso. Tudo estralava, tive a sensação de que estava ficando crocante, tal o barulho que minhas articulações têm feito nesses dias de baixas temperaturas.
Por tudo isso, vou dizer algo que nunca imaginei que falaria um dia na minha vida: que saudades do verão (rsrsrsrsrsrsrs)!

Beijos congelantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário