Que até mesmo Deus duvida
Bete Tezine, Autorretrato. Pintura digital sobre fotografia, 2013. |
Já fechou tanta ferida
O amor junta os pedaços
Quando um coração se quebra
Mesmo que seja de aço
Mesmo que seja de pedra
Fica tão cicatrizado
Que ninguém diz que é colado
Foi assim que fez em mim
Foi assim que fez em nós
Esse amor iluminado
(Ivan Lins/Vitor Martins)
Certa vez, assisti uma palestra que falava do amor ao próximo, cuja fala do palestrante começou da seguinte forma:
" Conta a lenda que havia um jovem muito rico que resolveu que doaria toda sua fortuna aos pobres, caso alguém lhe explicasse todo o conteúdo da Bíblia no tempo em que ele conseguisse ficar de pé apoiado em uma única perna. Tendo decidido isso, o jovem foi até um mosteiro, se dirigiu ao primeiro monge que encontrou, e lhe fez a proposta. O monge olhou bem para o jovem e disse-lhe que a Bíblia era muito extensa e, explicar todo o seu significado, naquele curto espaço de tempo, era completamente impossível. O jovem ficou triste, mas, não desistiu, se dirigiu ao próximo monge que encontrou e recebeu dele a mesma resposta. E, assim, tendo insistido sucessivamente, não encontrou ninguém disposto, ao menos, a tentar lhe dar a explicação que ele tanto ansiava. No entanto, apesar de já estar quase sem esperanças, o jovem resolveu se dirigir a um monge bastante idoso que estava sentado no fundo do mosteiro e, se colocando em frente a ele, fez a mesma proposta que havia feito aos demais monges anteriormente. Ao ouvir as palavras do moço, o monge olhou bem em seus olhos e disse-lhe: coloque-se em posição que lhe explicarei. O moço, entusiasmado, apoiou-se sobre uma perna e aguardou que o monge iniciasse a explicação. Após alguns segundos, o monge falou a palavra amor e se calou. O jovem, tendo ouvido, continuou sobre uma única perna à espera do restante da explicação que não veio. Quando não suportou mais, saiu da posição e perguntou ao monge porque ele havia se calado após ter dito uma única palavra e ele, olhando mais uma vez nos olhos do jovem rico, lhe falou que todos os ensinamentos da Bíblia podiam ser resumidos em amor, tão somente, amor. Ouvindo isso, o jovem se deu por satisfeito, se retirou do mosteiro e cumpriu a promessa que havia feito."
Hoje, não sei dizer bem o por quê, mas essa narrativa ficou rondando minha mente durante o dia inteiro e eu me pus a pensar no que o amor é capaz de fazer na vida de cada um de nós.
O amor é a linguagem universal, o idioma que todos entendem sem grandes explicações.
O amor salva vidas, o amor restitui, engrandece, resgata e transforma. Por amor, nos tornamos grandes em atitudes, em coragem, em força para enfrentar qualquer tipo de dificuldade ou obstáculo imposto pela vida.
É por amor que nos transformamos, de pequenos, quase insignificantes, em gigantes. Ganhamos a força que nunca imaginávamos que teríamos e nos levantamos de situações inacreditáveis aos olhos daqueles que ainda não encontraram o verdadeiro amor.
Amar é vida. Amar é querer viver mesmo que nada demonstre ser possível que a vida prevaleça dentro de nós.
Por isso, ame, ame sem pensar, ame sem reservas, ame muito, não ame pouco, ame sem medo, ame intensamente, ame incondicionalmente, ame, simplesmente ame e verá que tudo pode se transformar pelo milagre do amor.
Beijos de alguém que ama demais!
Amor nunca é demais Bete ;)
ResponderExcluirAmei!
bjs
Pelo contrário, não é Bruna? Quanto mais amor melhor!!!!
ResponderExcluirBeijos