domingo, 8 de novembro de 2015

Eu não estou sofrendo, estou lutando!

Imagem do filme Para sempre Alice. Fonte: Google imagens

"Eu não estou sofrendo, estou lutando!"

(Fala da personagem Alice no filme Para sempre Alice)


Têm dias que parece que a luta contra a Esclerose Múltipla será uma batalha perdida. Falta energia, as dores são devastadoras, o corpo não responde aos comandos, a mente não responde aos comandos. A impressão que tenho é de que não vou mais dar conta do peso que estou carregando.

Mas, felizmente, esses dias passam, a falta de fé em minha própria força vai embora e minha capacidade de luta volta à tona, me fazendo emergir com energia suficiente para não me entregar aos desmandos da minha companheira de vida.

Hoje, assistindo ao filme Para sempre Alice, pela primeira vez, pois me faltava coragem para encarar o que o alzheimer faz com a mente de uma pessoa (para quem não sabe, minha mãe foi diagnosticada com a patologia há pouco mais de 1 ano), a personagem Alice, uma renomada professora de linguística, por uma alteração genética, desenvolve a doença precocemente e, afastada do trabalho, com a memória já bastante deteriorada, profere um discurso na Associação de Alzheimer com o qual me  identifiquei profundamente, mas, de tudo, o que mais me chamou a atenção, foi a frase "eu não estou sofrendo, estou lutando!".

"Eu não estou sofrendo, eu estou lutando" são palavras que demonstram, com uma propriedade imensurável, o que tenho vivido durante boa parte da minha vida, mesmo quando eu lutava sem saber quem era meu oponente, mesmo quando meus olhos ficam marejados de lágrimas de tanta dor, mesmo quando os surtos me fazem enfraquecer, mesmo quando a fadiga me extenua por completo, mesmo quando eu mesma deixo de acreditar na minha força... Ainda assim, eu não estou sofrendo, estou apenas lutando... lutando para permanecer de pé, lutando para não me entregar, lutando para seguir em frente com a minha vida, lutando para não sentir pena de mim mesma.

Minha vida mudou muito e, sendo bem sincera comigo mesma, nem tudo mudou para pior, na verdade, muitas das mudanças que aconteceram foram para melhor, pois me fizeram crescer como ser humano, me reposicionaram em vários aspectos que pareciam terem se perdido de mim. Hoje, posso dizer, sem medo, que subi alguns degraus na escada da evolução pessoal que cada um de nós tem de galgar durante a existência. A doença me fez repensar tantas coisas, me fez enxergar detalhes que antes me eram praticamente imperceptíveis, me fez realizar alguns sonhos esquecidos no tempo. "Eu não estou sofrendo, estou lutando!".

Shakespeare, num dos textos mais brilhantes que já li, escreveu que "não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para para que você o conserte", portanto, a vida prossegue, ela não estanca depois que a Esclerose Múltipla passa a fazer parte da nossa existência. O mundo não para de girar, o relógio não estaciona em uma hora qualquer, o tempo não deixa de passar. A Esclerose Múltipla pode paralisar, fazer com que paremos de olhar para tudo que está ao nosso redor e passemos a olhar apenas para nós mesmos, o que pode ser algo bom por um lado, pois começamos a nos dar certas prioridades, mas, se ficarmos apenas assoprando nossas próprias feridas, mergulhados em autocomiseração, esquecemos que do lado de fora da nossa redoma toda uma vida nos espera, com seus desafios, perdas e vitórias, pois, mesmo que tenhamos de remodelar a nossa existência, reinventar nossos sonhos, aprender e reaprender tantas coisas, ainda seremos capazes de produzir, de sonhar, de viver, de triunfar... 

Eu não sinto dó de mim, eu não me faço de vítima, eu vou à luta todos os dias quando levanto e encaro de frente cada sintoma que teima em me tiranizar. Eu vou à luta quando, mesmo com a fadiga em nível mega master, não deixo de realizar as coisas que são essenciais para mim. Eu não fujo da batalha, mesmo quando, sabendo que vou acordar com mais dores do que quando fui dormir,  não deixo de autoaplicar o Rebif. Eu estou lutando todos os dias, mesmo que aos olhos daqueles que só enxergam o que querem ver, pareça que é se vitimizar quando assumimos que estamos num momento difícil.

"Eu não estou sofrendo, estou lutando!"

Beijos carinhosos!

6 comentários:

  1. Nada fácil essa nossa luta diária com a e.m. mas fazemos o possível para a Esclerose nos aceitar pq somos como somos agora com uma pequena oponente o que não podemos é deixar ela mandar e tomar conta da gente!
    Entrega tudo nas mãos do pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla!

      Somos soldados incansáveis nesta árdua batalha que é viver com a Esclerose Múltipla! Podemos até parar para descansar por alguns momentos, mas jamais desistimos! Beijos

      Excluir
  2. Querida amiga, que depoimento maduro, sincero e fortalecedor este seu......parabéns!!
    a frase "Eu não estou sofrendo, estou lutando!" nos demostra que não estamos paralisados, coisa que a danada da EM faz com a maioria de nós, em seus surtos com muitas vezes sintomas que não são aparentes, como dores, fadigas, falta de força, formigamentos.........só que sente sabe o quanto destrói nosso emocional mas continuamos lutando dia após dia e aprendendo a ser feliz com EM.
    Super beijo no coração desta amiga que te ama!
    Conte sempre comigo.....te admiro muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzete!

      Estamos juntas batalhando por ficarmos bem e fazermos outros ficarem bem também!
      A luta é árdua, mas desistir não faz parte das minhas metas de vida!

      Também te amo muito!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi querida!
    Amei teu post!
    Não assisti o filme, mas com certeza essa frase: "Eu não estou sofrendo, estou lutando!" poderia ser o título da minha biografia. E não só por causa da EM...
    Beijos com carinho <3

    PS.: Minhas orações pra tua mãezinha. Que ela fique bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neyra querida!

      Eu te admiro muito minha amiga!
      Muito obrigada pelo carinho!

      Beijos na alma!

      Excluir