terça-feira, 25 de agosto de 2015

Ter ou não ter Esclerose Múltipla: eis a questão!



Fonte: Google imagens







O médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe.

(Abel Salazar)











No post de hoje eu quero abordar dois assuntos.O primeiro é sobre o 2º Encontro de Blogueiros e Pacientes com Esclerose Múltipla que ocorreu no sábado, 22 de agosto, em São Paulo. Eu tinha a intenção de discorrer sobre o que aconteceu por lá, mas, como ontem já fiz isso no meu Blog do site da AME, não vou ser repetitiva, então optei por deixar o link para quem ainda não leu ficar a par das emoções que inundaram o evento (clique aqui para ler).
O segundo tema que quero dividir com vocês se refere à consulta ortopédica pela qual passei hoje de manhã e que me fez sentir uma profunda decepção pelo que ouvi do médico. Bem, vou relatar primeiramente o que me levou ao consultório dele e depois conto o desfecho da história.
Em dezembro de 2011, durante o processo de investigação sobre o mal que me afligia, eu convulsionei na escada de casa e bati a cabeça e o final da lombar nos degraus. Fiquei com hematomas feios e dolorosos, mas ninguém examinou minha bunda, se ativeram à cabeça e aos sintomas que levaram ao diagnóstico da Esclerose Múltipla.
Desde o dia do tombo fiquei com dores para sentar e, principalmente. para me levantar. No entanto, como eram dores leves, eu acabei não reclamando sobre elas, exceto para mim mesma. Porém, depois de duas pulsoterapias em 4 meses, ganhei mais peso, fiquei mais roliça, e as dores aumentaram a níveis realmente incômodos. Manter-me sentada é complicado, mas levantar, posso dizer sem pudor algum, sinto como se fosse ter um filho pelas costas de tanta dor. Parece que a parte superior das minhas nádegas vai se abrir no meio. Para os mais velhos, digo que levanto como a velha surda da antiga Praça da Alegria. Vocês se lembram dela, não é mesmo?
Pois bem, na penúltima consulta com minha neuro, quando ela me viu levantar da cadeira, me perguntou o que estava acontecendo. Eu relatei tudo e ela me pediu uma tomografia da região dolorosa.
O resultado ficou pronto, o levei para ela e diante do relatório que dizia ter uma fratura antiga na região, ela me encaminhou para um ortopedista, solicitando uma avaliação.
Esperei uns 15 dias e eis que hoje, às 11h45, fui atendida por um médico, na Clínica de Ortopedia da Unimed ABC, que me disse o seguinte:
1. a tomografia que eu fiz foi da lombar e eu preciso fazer outra da região sacral, que é onde eu sinto dor, segundo ele;
2. disse que provavelmente o que eu tenho no local é uma esclerose;
3. falou que vai analisar a outra tomografia, mas que não existe o que fazer no meu caso, pois tudo será paliativo.
4. você usa altas doses de cortisona, então, sua musculatura fica fadigada e te causa dor, seus ossos enfraquecem, causando descalcificações que também causam dor;
5. essas dores só tendem a piorarem com o tempo.
Ao ouvir isso,  fiz a seguinte observação:  então o caso será de eu não mais me sentar, apenas ficar de pé ou deitada, já que não terá nada a ser feito para aliviar esta dor?
Ele me olhou, com a cara mais inexpressiva do mundo e disse:
- O caso era você não ter a maldita da Esclerose Múltipla.
Eu retruquei:
- Creia doutor, se eu tivesse escolha jamais a teria na minha vida.
Virei as costas e sai do consultório com os olhos marejados de lágrimas e um nó na garganta pelo tamanho da falta de sensibilidade de um profissional que deveria, no mínimo, ser mais humano com as dores alheias.
Não voltarei mais com ele. Vou procurar outro ortopedista e se não der certo, outro, e mais outro, e outro, até alguém dar atenção  a minha dor.

Um beijo no coração de todos!

#JuntosSomosMaisFortes


6 comentários:

  1. Não acredito, cúmulo dos cúmulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayse!
      Pois acredite! Pena que não gravei a consulta! Seria hilário não fosse a total tragicidade dos fatos! Bjs

      Excluir
  2. Bete que absurdo isso. Imagino o tamanho da sua angústia. Procure outro mesmo. Vou ficar torcendo pra você melhorar. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina!
      Sai de lá quase aos prantos, mas depois engoli as lágrimas e pensei, ele não é o único ortopedista do mundo! Vou procurar outro! Bjs

      Excluir
  3. Parece piada! A frase de Abel Salazar resume tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dá!
      Seria cômico se não fosse tão trágico! Bjs

      Excluir