quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Quando a vida vale a pena...


A vida vale a pena quando você torce pra ela não acabar...

(Clóvis de Barros Filho)



O vídeo que faz a abertura deste post fala da felicidade, ou melhor, sobre a definição do que seja felicidade, o que me fez refletir sobre "um instante de vida que vale por ele mesmo", sobre aquele momento da vida que não queremos que acabe nunca, que nem queremos olhar no relógio pra não ver o tempo voando rápido, com uma pressa incompatível com o nosso querer naquele instante. E eu percebi que tenho vivido sob a égide da escola da tristeza, aquela escola que nos educa para esperar a vida passar, para torcer para que o tempo passe rápido, para que esperemos o final do dia, para que ansiemos pelo final da semana e do mês e do ano e da vida, tamanha a falta de perspectiva que tem se abatido sobre mim.
Eu tinha sonhos, tantos projetos, tanta vontade de viver, mas paulatinamente vi cada um deles sendo colocados cada dia mais longe das minhas mãos e eu, dominada pelo sentimento de impotência, não fui capaz de me agigantar e pegar cada um deles de volta ou, ao menos, os mais significativos pra mim. Eu enfraqueci na minha solidão comigo mesma e me matriculei na escola da tristeza.
Mas, ontem, depois de ouvir esse vídeo por horas seguidas, descobri que não quero mais estudar nessa escola por mais que hoje eu esteja contando os segundos pra que o meu repouso forçado termine. Eu quero reencontrar minha força interior que se desvencilhou de mim, pouco a pouco, durante as bofetadas que levei vida afora.
Eu quero sentir alegria, que é aquela força que nos impulsiona rumo aos momentos felizes. Quero retomar planos, projetos, mesmo que eles não possam mais ser os mesmos que tinha antes do diagnóstico da Esclerose Múltipla. 
Quero ter coragem e sabedoria para identificar o que me serve, o que me trará momentos que não vou querer que acabem e descartar aqueles que me fazem torcer para que o relógio ganhe impulsão e seus ponteiros girem descontroladamente.
Eu tenho de readquirir alegria, a "passagem para um estado mais potente do próprio ser", porque isso para mim, agora, não é mais questão de escolha, mas sim, uma questão de sobrevivência.
Quero que minha vida volte a valer a pena...

Beijos na alma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário