segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

E 2016 começou...


Fonte: Google imagens


A cada chamado da vida o coração
deve estar pronto para a despedida e para
novo começo, com ânimo e sem lamúrias,
aberto sempre para novos compromissos.
Dentro de cada começar mora um encanto
que nos dá forças e nos ajuda a viver.

(Hermann Hesse)



2016, na prática, se inicia hoje. Segunda-feira, primeiro dia útil do mês e eis que, depois de várias aplicações sem reações, o Rebif resolve me fazer acordar como se tivesse sido processada em um moedor de carne gigante ou atropelada por um trator esteira. Ai, que dor de cabeça, que dor no corpo!

Em dezembro, na minha última consulta neurológica, ficou definido que eu continuaria com o interferon por conta dos resultados de minhas ressonâncias pois, apesar dos últimos surtos, a Esclerose Múltipla se mostrou estável, sem sinais de novas lesões ou aumento das antigas. Notícia boa esta! 

Outro fato constatado é que minhas dores são causadas por fibromialgia, condição, segundo minha neuro, muito comum em quem tem EM, uma vez que temos sensibilidade muscular aflorada, o que propicia o aparecimento da síndrome. Então, com algumas alterações de dosagem e de medicamento antidepressivo, devo dizer que fazia tempos que não me sentia tão bem. As dores andam dando uma trégua! Ufa!!!

Por outro lado, sinto que minhas emoções estão bem mais controladas, estou mais positiva e minha energia está sendo mais canalizada para o que me dá mais prazer. Estou aprendendo devagar a me preservar das coisas que me fazem mal, afinal o estresse emocional foi o responsável por mais da metade dos meus surtos até hoje.

Eu quero, eu vou, eu preciso me manter mentalmente saudável para que não me torne escrava dos desmandos da EM e possa dar andamento em todos os projetos iniciados no final de 2015. Tenho muito a realizar nesse novo ano. A ABCEM - ABC Esclerose Múltipla precisa de mim, meus alunos precisam de mim, minha família precisa de mim, meus amigos precisam de mim e, principalmente eu, preciso de mim. 

Hoje está difícil, mas nada que uns analgésicos e um pouco de repouso não dê jeito.

Um beijo carinhoso e um ótimo 2016 para todos vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário