terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Psicopatia pura...




Poderíamos dizer que o psicopata é aquela pessoa que sabe a letra da música mas não sente a melodia.

(Ana Beatriz Barbosa Silva)





Um pai espanca a filha de 9 anos, com tal violência, que além de fraturas, a deixa  desmaiada de tantos chutes que lhe desferiu na cabeça...
Antes disso, espanca o sobrinho de 11 anos, deixando-o estirado no chão.
A razão disso tudo?
O primo de 11 anos passou a mão nas nádegas da prima de 9 anos.
Por que tanta violência?
Tudo em nome de uma pretensa forma de educar para que o ato libidinoso entre as crianças nunca mais se repita. No dizer do monstro disfarçado de pai, o sobrinho nunca mais fará isso com outra menina e, a filha, aprenderá a se defender de atos parecidos, pois, se assim não for, ela corre o risco de se transformar em uma prostituta no futuro.
Parece irreal, não parece? 
Eu também estou sem acreditar até agora, mas isso aconteceu com pessoas muito próximas, com as quais eu tinha contato quase que diários. Triste e doloroso demais.
O pai foi preso em flagrante, a filha está hospitalizada há uma semana em estado crítico em todos os sentidos, o sobrinho está se recuperando. 
Agora, o por quê de eu ter trazido essa história repugnante para cá?
Simplesmente, porque ela me fez refletir até onde o ser humano é capaz de ir, usando como justificativa pretensos sentimentos nobres, como amor, preocupação, desejo de educar... Sentimentos esses usados deturpadamente por mentes doentias que envolvem, que manipulam, que usam, que abusam, que fazem pessoas reféns das suas psicopatias.
Eu me preocupo demais com você, então vou controlar todos os seus passos, controlar suas amizades, controlar seus sorrisos, controlar suas lágrimas, controlar suas palavras, controlar a roupa que você usa, controlar você de todas as formas possíveis...
Eu te amo, então vou te escravizar, vou exigir de você toda a sua energia, vou te dizer palavras que te levam ao inferno, mas depois vou me desculpar e você vai aceitar minhas desculpas, com um sorriso nos lábios, porque você sabe do tamanho do meu amor. Vou monopolizar a sua atenção, ter crises injustificadas de ciúmes, vou ser injusta com você, vou te ferir da pior forma possível, mas você não vai deixar de me amar porque sabe que faço tudo isso por excesso de amor a você...
Eu só quero o seu bem, por isso eu vou te dar a melhor educação, vou te espancar quando precisar, vou te ferir moralmente, mas você vai compreender porque sabe que se eu não fizer isso, você vai se perder no caminho e tomar direções erradas, muitas vezes sem volta...
Essas são visões deturpadas do amor, do querer bem, do querer sempre o melhor para o outro. São visões de psicopatas disfarçadas de cônjuges, pais, namorados, companheiros, amigos, irmãos, tios... e por aí vai. Pessoas doentes que deveriam estar sendo tratadas psiquiátrica e psicologicamente, pois representam perigo para os objetos do seu "amor" e da sua obcessão.
Triste demais tudo isso, mas, infelizmente, não conseguimos detectar precocemente o grau de desequilíbrio de pessoas muito próximas a nós, pois, muitas vezes, quando elas dão mostras de que não são sãs, nós temos a tendência de justificar seus comportamentos, até que chega o momento em que a doença mental ou a maldade pura eclode e respinga dor e decepção para todos os lados.
Então, só aí, vemos o quanto fomos manipulados, usados, machucados e, muitas vezes, o estrago é tão grande que apenas muita força, apoio e compreensão serão capazes de resgatar um pouco do que fomos antes disso tudo. Um pouco, sim, porque totalmente eu acredito que não tem mais como ser.

Beijos enlutados pela dor da menina que perdeu a fé naquele que deveria ser seu maior protetor...

2 comentários:

  1. Ontem ouvi uma frase, frase que já tinha ouvido inúmeras vezes mas que só causou reação ontem. A frase é: Eu e meu marido não podemos viver em função da minha Esclerose Múltipla. Parece uma frase tão inofensiva... mas machucou tanto... Concordo que todos temos problemas, que existem doenças piores, que existem outras pessoas que precisam tomar injeções todos os dias, fazer hemodiálise e continuar vivendo... O mais difícil de explicar é que não vivemos em função da doença mas sim driblando as limitações que ela impõe. Todos os dias, todas as horas, todos os minutos. Ter E.M. é entregar a vida e o destino nas mãos do acaso, é ter que acordar e ver se alguma coisa está errada, é ter que se adaptar a cada novo sintoma, é não fazer planos, é desejar se desprender do corpo. Como não pensar na doença se sinto 24 horas por dias as mãos e os braços formigando, se tenho espasmos nos momentos mais indesejados, se canso só de pentear os cabelos, se tenho que combinar tudo o que tenho para fazer com o calor, o frio, a fraqueza, a exaustão, a disponibilidade do marido... Um novo remédio, novas adaptações, novos medos, novos efeitos colaterais, melhoras inconstantes e altamente esperançosas. Vislumbres de uma vida quase normal mesmo que por tempo limitado. Mais adiamentos da gravidez tão esperada. Fisioterapia, neurologista, psicólogo, ressonâncias, exames de sangue... Meu marido trabalha em escala noturna para me acompanhar sempre, dorme pouco. O tempo que nos sobra, não vivemos em função da doença, nos beijamos, nos abraçamos, preparamos as nossas refeições balanceadas, rimos, brigamos e dormimos. A E.M. para os que não a conhecem é apenas mais uma doença, com remédios e acompanhamentos, para quem tem é a terceira variável da relação, a que exige mais atenção, a que mais te exauri, a que demanda mais do seu tempo. É lúdico dizer que quem tem E.M. pode e deve levar uma vida normal, quem tem sabe que é como ter um motor de Ferrari em uma carroceria de charrete, tudo pode contribuir para acidentes, até um fiozinho de água, ou uma pedrinha de rio, a cabeça quer mas o corpo não obedece. Sou feliz porque aprendi que preciso seguir as recomendações e o tratamento, para que o tempo que sobre para as outras coisas seja realmente prazeroso e compensador. Viver em função da doença é condição de sobrevivência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida...
      Só o que tenho a dizer diante desse emocionante depoimento é que sei exatamente o que é ter o corpo que não acompanha a cabeça....
      Beijos no seu <3

      Excluir